Olá Visitante! Acesse sua conta ou Cadastre-se

Madrugada Viva Liberdade

00:01 às 04:00

Você está correndo perigo!

Henrique Muzzi

 

 

Em menos de sete anos, 120 pessoas morreram em decorrência do contato direto ou indireto com agrotóxicos. Desenvolvido para eliminar pragas e aumentar a produtividade das lavouras, os agrotóxicos tem provocado também a morte em Minas.

De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado, a aplicação desses pesticidas aumenta a exposição da população. Geralmente, as intoxicações ocorrem por meio de inalação ou ingestão. Em muitas ocasiões, os consumidores sequer lavam os alimentos o que permite o contato direto com os produtos químicos.

Segundo espcialistas, até mesmo o leite materno pode ser contaminado pelos defensivos agrícolas, causando impactos na saúde dos bebês. Para que o leitor tenha ideia do problema, o número de agricultores que usam agrotóxicos cresceu 60% em Minas nos últimos 12 anos. De acordo com o IBGE, ao menos 166 mil propriedades fazem o uso de pesticidas.

Especialistas em saúde pública alertam: quanto menos remédio, melhor! Eles destacam que o consumo de alimentos orgânicos deve ser prioridade. Em uma pesquisa realizada na Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, o morango orgânico, para ter ideia, esbanjou 342% a mais de ferro, 183% de magnésio, 80% de potássio extra, 34% de cálcio, 26% de fibras e 24% de proteínas.

Outra ideia seria aumentar as plantações de legumes e verduras dentro das próprias residências, uma vez que produtos orgânicos ainda são relativamente caros para o consumidor em geral.