Olá Visitante! Acesse sua conta ou Cadastre-se

Brasil Caboclo

04:01 às 07:00

Capital dos bares e das cachaceiras

Henrique Muzzi

 

Belo Horizonte é a capital mundial dos bares. Mas é também a cidade com maior número de mulheres que consomem álcool. Os dados são da pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas. Segundo os pesquisadores, a capital de Minas aparece líder na frequência de consumo abusivo de álcool entre as mulheres no país. Mais de 16% das mulheres consomem bebidas alcóolicas de forma abusiva.

Em geral, o consumo dos homens é ainda maior, representando 27%. Ou seja, 27% dos homens, belo-horizontinos fazem o uso praticamente contínuo da bebida. De acordo com o levantamento, para ser considerada abusiva, a ingestão deve ser de quatro ou mais doses para as mulheres e cinco ou mais para homens em até duas horas, numa mesma ocasião, nos últimos 30 dias.

Especialistas alertam que apesar da pesquisa parecer engraçada, os consumidores devem redobrar atenção. Além de problemas psicológicos causados pelo excesso do álcool, muitos podem se tornar alcóolatras, comprometendo também alguns órgãos como rim e fígado.