Olá Visitante! Acesse sua conta ou Cadastre-se

Brasil Caboclo

04:01 às 07:00

Faça ligações DE GRAÇA no orelhão para telefone fixo de toda MG, usando o 31

Em tempos de celular, WhatsApp e Facebook qual seria a utilidade de um telefone público hoje em dia? Por causa da modernidade, muitas pessoas deixaram de lado o famoso orelhão e nem sabem da nova funcionalidade do aparelho, que desde o ano passado pode ser utilizado para fazer ligações gratuitas para telefone fixo local.

A funcionalidade pode ajudar em situações de emergência. Para que a ligação seja completada sem gastar nenhum centavo, a pessoa deve usar o DDD 31.

A medida foi uma punição aplicada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) à Oi, que administra e cuida da manutenção dos aparelhos, até que a operadora cumpra metas estabelecidas pela agência reguladora, como instalar orelhões em pelo menos 90% do estado. Assim, as chamadas permanecerão gratuitas até que a cobertura seja alcançada.

“Não sabia, é uma novidade pra mim”, afirmou o motorista João da Paixão Dias, que revelou o tempo em que não usa orelhão. “Tem uns 15 anos. O celular chegou, então não tem necessidade”.

A professora Rosilda Pereira de Arruda também não tinha conhecimento da nova funcionalidade do telefone público. “Não sabia, agora é colocar em prática quando utilizar”, declarou, lembrando que o orelhão pode ser útil em momentos de aperto. “De repente a bateria esgota ou o celular é roubado”, frisou.

Criado na década de 1930, o orelhão e popularizou nas calçadas e locais públicos nos anos 1970 e permaneceu em uso constante até o início dos anos 2000, quando perdeu espaço para o celular, que ficou mais acessível à população em geral.

Atualmente, Minas Gerais conta com 76 mil telefones públicos, sendo quase 10 mil deles em Belo Horizonte. Um dos motivos que afasta os usuários do aparelho são os atos de vandalismo, que muitas vezes impossibilitam a utilização do orelhão. Segundo a operadora Oi, 18% precisam de reparo mensalmente devido à quebradeira.

 

Fonte: Unidade de Notícias